Definição: O ato ou uma instância de dar instruções ou informações para alguém. A reunião em que essas informações são apresentadas. A informação veiculada em tal reunião.
Podemos dizer que o Briefing é a ponte criada entre cliente e agência para execução de um projeto. É o documento no qual o cliente transmite informações para o trabalho ser elaborado da melhor forma. E por que ele é tão importante?
Imagine que você precise presentear um ente querido. Se você não conhece seu gosto, suas restrições, e não tem afinidade, dificilmente acertará no presente. Essa analogia é para mostrar que se a agência ao realizar o trabalho com poucas informações sobre seu cliente, e não conhecer seus objetivos, dificilmente se obterá um resultado satisfatório e eficaz.
Um Briefing bem elaborado, é a metade do caminho para o sucesso do projeto, por isso é de extrema importância que se dedique um tempo para essa captação de informações. Além disso, existem outros motivos relevantes:
- Visão clara dos objetivos desde o início
- Surgimento de ideias criativas e inovadoras
- Eficácia na comunicação
- Diminuição de retrabalho
- Formalização de prazos
O que começa de maneira certa, tem mais possibilidade de render um ótimo resultado.