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O que é um Briefing, e qual a sua importância?

Definição: O ato ou uma instância de dar instruções ou informações para alguém. A reunião em que essas informações são apresentadas. A informação veiculada em tal reunião.

Podemos dizer que o Briefing é a ponte criada entre cliente e agência para execução de um projeto. É o documento no qual o cliente transmite informações para o trabalho ser elaborado da melhor forma. E por que ele é tão importante?

Imagine que você precise presentear um ente querido. Se você não conhece seu gosto, suas restrições, e não tem afinidade, dificilmente acertará no presente. Essa analogia é para mostrar que se a agência ao realizar o trabalho com poucas informações sobre seu cliente, e não conhecer seus objetivos, dificilmente se obterá um resultado satisfatório e eficaz.

Um Briefing bem elaborado, é a metade do caminho para o sucesso do projeto, por isso é de extrema importância que se dedique um tempo para essa captação de informações. Além disso, existem outros motivos relevantes:

  • Visão clara dos objetivos desde o início
  • Surgimento de ideias criativas e inovadoras
  • Eficácia na comunicação
  • Diminuição de retrabalho
  • Formalização de prazos

O que começa de maneira certa, tem mais possibilidade de render um ótimo resultado.

Por que e como divulgar minha empresa ?

Sem divulgação sua empresa desaparece.

Se o objetivo de toda empresa é vender seus produtos ou serviços quanto mais conhecida melhor. Dificilmente este objetivo é alcançado sem o trabalho profissional de uma boa divulgação dos produtos/ serviços e principalmente da marca.

Divulgar a empresa é muito importante, e tão importante quanto a divulgação é estar no lugar certo, comunicar de acordo com o seu público alvo e passar o conceito do seu produto / serviço conforme o esperado. O objetivo de um bom trabalho de divulgação é estar na mente dos consumidores quando precisarem de um produto ou serviço com o qual trabalhe.

E passar a mensagem corretamente é um grande desafio, assim como ser o escolhido diante tanta concorrência. Com todas estas informações e desafios você é capaz de imaginar como pode ser prejudicial divulgar sua marca de maneira incorreta. A solução?

A escolha e contratação de uma agência de publicidade. Com profissionais que sabem o que faz. Evite, fuja e suspeite de “aventureiros”. A contratação de freelancers ou estudantes pode ser interessante para pequenos trabalhos, mas será que estamos seguros, por exemplo, em arriscar nossa vida na mão de estudantes de medicina ou amantes da profissão? Claro que não, não arrisque a sua empresa e marca.

Contrate profissionais do ramo, não caia na tentação de fazer tudo sozinho. Afinal conceito, marca, divulgação não resume-se à softwares gráficos.

Porque infelizmente a concorrência anda bem acirrada. E isto não é novidade alguma, porém, muitos empresários ainda acreditam que podem manter e vender seus negócios sem o auxílio de um profissional de marketing e propaganda.

Algumas empresas até conseguem superar seus desafios sem uma consultoria. Porém o risco é muito maior. Sem investir em publicidade a empresa pode cair no esquecimento ou gastar fortunas nas “tentativas e erros”. Sem alcançar seus objetivos ou mensurar o investimento. Isto é, sem ter uma nítida percepção de retorno diante o trabalho promocional.

Mas como divulgar minha empresa se não tenho verba?

Divulgar sua empresa não é simplesmente fazer anúncios em jornais, rádio, tv ou mala direta. Ao contrário, é um processo que requer alguns conhecimentos básicos sobre o cliente, para que seja o mais eficiente possível sobre a escolha correta do veículo de comunicação para a empresa , de forma a atingir seu público-alvo com maior precisão. E por isto que o auxílio de um profissional da área é essencial, principalmente para verificar as vantagens e desvantagens dos principais veículos, orçar e pesquisar custos x benefícios, criar impressos criativos, arte finalizar profissionalmente os impressos, etc.

Investir em publicidade e em marketing é mais do que obrigatório para a saúde de sua empresa e negócios. Existem muitas dúvidas perante a real função da propaganda.

Para quê serve ? O que faz ? é caro ?

Ao contratar um profissional ou agência, você estará encarando a divulgação e imagem da sua empresa profissionalmente. Gasto são compras sem retornos. Já o investimento, é aplicar em algo e estar sujeito a um retorno igual ou muitas vezes maior do que se foi investido.

Propaganda e publicidade nada mais é do que a área que cuidará da imagem da sua empresa. Divulgando seu serviço ou produto ao público certo, na hora certa e no local certo. Sempre buscando o melhor custo x benefício.

Funções da propaganda :

– Estabelecer o conceito da empresa

– Manter ou aumentar a freqüência da loja, escola ou estabelecimento

– Efetuar vendas sem auxílio de vendedores

– Criar novos mercados e estabilizarem

– Fixar hábitos e quebrar preconceitos

– Aproveitar as ocorrências sazonais

– Ativar a rotação dos estoques

– Garantir apronta aceitação de novos produtos

– Manter e/ou aumentar as vendas

– Ensinar novos usos e aumentar o consumo per capita

– Descobrir consumidores

– Reter os clientes quando o vendedor muda para o concorrente

– Criar prestígio e boa vontade

– Estimular compra por impulso

– Conseguir que peçam o produto pelo nome

– Informar aonde o produto / serviço é vendido

É caro?

Investir em propaganda e marketing não é caro. Devemos analisar que a consultoria em marketing e propaganda serve para manter a saúde da sua empresa ou da empresa. Portanto é um trabalho que serve para te auxiliar e conquistar novos clientes. E principalmente, estar atento ao mercado , concorrência e mídia.

Para uma empresa vale muito mais a pena a contratação de uma agência do que contratar um profissional para isto. As vantagens são inúmeras:

– A agência por ser fornecedora e prestadora de serviço para o depto de marketing da empresa, sempre estará à disposição e a procura de novas idéias. Afinal, a empresa é cliente da agência.

– Os custos da contratação e impostos tributários em cima de um profissional contratado é muito mais alto do que um fee mensal especificado pela agência. Muitas vezes a empresa economiza 3 vezes mais em benefícios e tributação.

Qual a diferença entre Marketing ,publicidade e propaganda e Design ?

São 3 áreas importantes e completamente distintas.

O marketing é a área responsável em analisar o mercado que seu produto e serviço está inserido. Oferecer e planejar estratégias para que a sua empresa se destaque e que conquiste seus objetivos.

Propaganda é uma área da publicidade (dentro de publicidade também temos : assessoria de imprensa, eventos, promoções , endomarketing) . A propaganda é uma ferramenta de marketing que trabalhará a divulgação e imagem de seus produtos ou serviço. Atingindo e objetivando os reais objetivos de marketing da sua empresa.

Por exemplo:

O objetivo de marketing da sua empresa pode ser: Ampliar o mercado de relógios

Já o objetivo de comunicação (publicidade) baseado no objetivo de marketing (ampliar mercado) cria seu objetivo : Mostrar que relógio também serve para crianças.

E por último o objetivo de propaganda , focalizado no objetivo de comunicação conclui que a maneira de mostrar que o relógio também serve para crianças é mostrar um pai dando o relógio para a criança (o objetivo da propaganda) .

Isto é um resumo bem básico de como Marketing e Propaganda trabalha e sua importância.

Já o Design , outra área também importante, serve para valorizar o produto. Esteticamente e visualmente. Neste caso (o caso do relógio) , seria criar um design chamativo e muito bonito do produto relógio.

Para empresário / empresa o que é melhor fee mensal ou job ?

Fee mensal é um pacote com serviços pagos mensalmente pelo cliente. Neste pacote os custos do trabalho publicitário são diluídos na mensalidade.

O fee mensal é aconselhável para empresas e produtos que precisam necessariamente serem divulgados sempre. Por causa da enorme concorrência, preço ou local. Por exemplo : Anúncios , sites que precisam sempre de manutenção ou acrescentar informações mensais, consultoria de imagem ou marca , etc.

Job. Um trabalho distinto , pago uma única vez. Indicado para empresas ou produtos que precisam de um trabalho determinado e/ou uma única vez. Por exemplo: Um evento , um estande de feira, um banner específico, a fachada de uma loja , etc. . .

É muito importante manter a empresa ou o negócio com o auxilio de um profissional gabaritado de propaganda e marketing. Afinal propaganda não é apenas criar o layout ou anúncio, e sim criar soluções, acompanhar os resultados, e principalmente objetivar a melhora constante dos negócios de seus clientes.

E isto é feito mensalmente, diariamente. Comparo a publicidade como as nossas refeições, é primordial estar sempre atento e investindo em divulgação. E a consultoria de um publicitário é importantíssimo para a vida útil de seu negócio.

Também, além de veicular os seus anúncios você pode utilizar outras formas para divulgar sua empresa. E se a empresa tiver um estúdio ou agência de propaganda melhor ainda. A agência indicará e estudará aonde investir.

A agência pode criar peças para uma promoção, participar de ma feira ou de uma exposição, patrocinar um evento cultural ou esportivo. O ideal é ter um apoio contínuo de uma agência para que lhe auxilie. E com este auxílio você diversifique os seus investimentos, sem concentrar a sua verba de divulgação num só tipo de ação.

Tenho uma pequena empresa. Aonde divulgar sem gastar muito ?

Atualmente (seja você funcionário ou proprietário de uma grande, média ou pequena empresa) o “sem gastar muito” é quase que uma regra. Os custos e encargos estão altíssimos e com isto ninguém quer desperdiçar. Diria que para pequenas e médias empresas nada mais indicado do agências voltadas para pequenas e médias empresas. A conclusão parece óbvia, porém muitas empresas (de médio porte) ainda procuram grandes agências. Mas a qualidade é igual, o que difere é o custo. Uma agência grande precisa cobrar mais pela sua estrutura e folha de pagamento.

E a “comunicação dirigida” é a ação mais indicada para pequenas e médias empresas. Isto é, comunicar-se com um público dirigido. E com isto tentar atingir as pessoas certas, de acordo com as suas necessidades.

Fonte: http://www.bons-negocios.blogam.info/por-que-e-como-divulgar-minha-empresa

A importância de um bom Briefing

Importancia Briefing-02

Quando dentro do meio publicitário, é comum nos depararmos com alguns termos frequentemente utilizados, hoje vamos tratar de um deles, o BRIEFING.

A palavra inglesa que no português significa brifar, compreende o ato de resumir em linhas gerais as informações a serem transmitidas, geralmente para as agências de publicidade, na hora da contratação de algum serviço independente de ser campanha, job ou outro.

Ele é apresentado no formato de documento e aborda o posicionamento do cliente em relação ao objetivo daquele serviço, o diferencial a ser oferecido em seus produtos, informações sobre o público-alvo e também sobre seus concorrentes, além é claro de informações básicas como contato e diversas outras.

Ou seja, nesse documento estarão presentes todas as informações que podem ser utilizadas pela agência no trabalho, desde o processo criativo até a finalização, por isso a importância de trazer um briefing completo, ele é a base do planejamento, uma etapa importantíssima no processo publicitário, pois sem ele não se estabelece nem o objetivo do trabalho.

É uma prática comum de certas agências manterem um relacionamento contínuo com seus clientes (pela contratação de FEE mensal), mas ressaltamos que mesmo clientes antigos devem elaborar um briefing para: manter sempre na mente da agência o objetivo daquele trabalho, explicar que optaram por uma mudança de comunicação ou transmitir alguma nova informação.

Este processo é contínuo e cumulativo através de todos os estágios, quanto mais completo for o briefing maior a segurança que o trabalho atingirá seu objetivo.

Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível porém tão longo quanto necessário, e é de prática das boas agências de publicidade guardar e documentar todas as informações transmitidas pelos clientes, para que se crie assim um banco de dados sobre cada cliente.

Elaboramos uma lista de tópicos que devem estar presentes em um bom briefing:

  1. Apresente os dados básicos como: Nome da empresa, endereço, fundação, posicionamento, e outras que julgar necessário (ressaltamos que informações mais completas sobre sua empresa são sempre bem vindas);
  1. Explique um pouco sobre sua empresa: Fale um pouco da história da empresa, conceito e outras informações que são importantes para conhecimento de todos, pode ser feito em forma de história;
  1. Principais benefícios do produto/serviço: Conte para a agência o que diferencia o seu produto ou serviço dos demais, o que o torna especial, isto será de extrema importância para o desenvolvimento de uma campanha ou job bem-sucedido;
  1. Delimite seu público-alvo: Conte à agência quem é o público-alvo de interesse, conte quem será o consumidor daquele trabalho, assim todos terão mais clareza em relação a abordagem apropriada ou até mesmo utilização de outras mídias;
  1. Apresente as pesquisas de mercado já realizadas: Pesquisas como de satisfação, interesse, tamanho de mercado e diversas outras que muitas empresas realizam podem ser anexadas ou enviada à agência para que eles tenham informações mais completas;
  1. Apresente seus concorrentes: Crie uma lista de concorrentes e ressalte em cada um deles as atividades que você julga interessante, liste em tópicos o que é relevante para seu mercado. A sugestão é ser imparcial e assertivo, mesmo que seja difícil;
  1. Informe seu Budget: Diga quanto a empresa quer investir, qual é a verba destinada à novos projetos. Geralmente nesta etapa existe um medo de se perder o poder de barganha quando abrir o orçamento, porém confiança é tudo, se você não confia em seu fornecedor procure outro. Determine um valor real e que já esteja pré aprovado;
  1. Fale o conceito da campanha: Todo cliente espera algum resultado e tem um objetivo quando contrata uma agência, aqui é o espaço perfeito para colocar todas as ideias da campanha e tentar transmitir o conceito para que a agência se encarregue da melhor forma de realizar o serviço.

Diferença entre remuneração por JOB e FEE MENSAL

Fee Job

Quando falamos em remuneração no meio publicitário existem diversas opções a serem escolhidas, vamos tratar de duas mais utilizadas atualmente, o JOB e o FEE MENSAL. Você sabe a diferença entre um e outro? Então vamos lá!

Quando usamos o termo JOB em remuneração, nos referimos ao pagamento por trabalhos pontuais, ou seja cada trabalho realizado, onde o cliente remunera a agência em um valor que cobre todas as atividades envolvidas em uma ação isolada, que tem começo, meio e fim.

O valor do JOB é geralmente composto por itens como:

  • Horas de planejamento (que engloba a elaboração estratégica e posterior a avaliação de resultados);
  • Horas de atendimento e operações (que seriam o acompanhamento tático e operacional do job);
  • Criação e arte final do job.

Já quando falamos de FEE MENSAL, a remuneração é um pouco diferente, existe um acordo e contrato entre cliente e agência que define um valor a ser pago mensalmente, é como um pacote de serviços. A agência faz um levantamento do volume de ações e campanhas a serem desenvolvidas para o cliente em um determinado período de tempo.

Atualmente este é o tipo de contrato mais utilizado, pois com o plano mensal ambas as partes fecham um ciclo de comunicação mais eficaz, onde existe unidade entre elas, assim então desenvolvem uma relação mais próxima, onde a agência conhece seu cliente de maneira particular, além de conhecer também seus processos, público-alvo e gostos. O cliente por sua vez tem a praticidade de ser atendido sem a necessidade de orçamentos.

O valor a ser pago no FEE MENSAL é determinado por um cálculo baseado nos seguintes itens:

  • Horas utilizadas nas áreas de planejamento, atendimento e operações;
  • Tabela de criação (composta pelos serviços a serem feitos);
  • Volume estimado de investimentos em produção.

O ideal é que seja realizada uma reavaliação periódica do contrato, para garantir sempre que os termos em vigor sejam justos para ambas as partes, além de ser necessário que todas as informações sobre os serviços a serem realizados estejam presentes no contrato, evitando assim que agência ou o cliente sejam pegos de surpresa/desprevinidos.

Lei Rouanet

Mudança na Lei Rouanet beneficia cidades pequenas

A recente inclusão da alínea “h” no art. 18 da Lei Rouanet feita pela lei 11.646 de 2008 estendeu o benefício fiscal à cultura para a construção e manutenção de salas de cinema e teatro em cidades com até 100 mil habitantes.
A proposta do Senador Aloizio Mercadante tramitava no Congresso desde 2005, e foi sancionada em 10 de Março de 2008. Em seu endereço na internet, o Senador discorre sobre a precária estrutura cultural do interior do país. Segundo ele, ”cerca de 73% dos municípios têm menos de 20 mil habitantes e não possuem cinema e teatro”.
A alteração da Lei Rouanet estimulou os proprietários de salas de cinema do interior, que possuem além de valor cultural, úm grande valor histórico. Os habitantes de pequenas cidades que precisam se deslocar para cidades maiores para assistir a uma sessão, também estão otimistas. A medida visa democratizar o acesso ao cinema, que funciona como meio de formação cultural.
O momento é propicio também porque a produção cinematográfica nacional está em crescente expansão e cada vez mais popular, chegando a fazer frente à bilheteria de superproduções internacionais.
Os benefícios fiscais aumentam a possibilidade de executar iniciativas culturais. Com os incentivos fiscais, fica mais vantajoso e mais rentável investir cultura, o que pode ser visto pelo crescimento de alguns setores após a criação da Lei de Incentivo.
No caso das salas de cinema é mais interessante ainda, pois o benefício do patrocinador é integral, o que significa que o investimento será integralmente abatido no IR a recolher.
Para os interessados sugerimos uma visita ao site do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para conferir o número de habitantes da cidade. Para acessar: www.ibge.gov.br
Informamos também que a legislação alterada está disponível em nosso site: www.leidepatrocinio.com.br
Maiores informaçoes; contate-nos.
Permanecemos na torcida pelo sucesso
Carolina Viga
Equipe Lei de Patrocínio

Comunicação Visual da Newcorp para Congresso de Ortomolecular

Com presença garantida no XXVII Congresso Internacional de Prática Ortomolecular 2015, a Newcorp Brasil firmou parceria com a Imagem Brasil Produções, que foi responsável pela comunicação visual do Stand e seus materiais de divulgação como: Pasta Institucional e lâminas para divulgação de seus produtos.

A Newcorp é uma empresa com mais de 20 anos de experiência na área da nutrição humana, especializada na aplicação, função bioquímica e metabólica dos minerais quelatos e relacionados para a saúde humana.

 

Campanha de Dia das Mães e Dia dos Namorados

A Imagem Brasil Produções recebe a missão de desenvolver a primeira comunicação de PDV da Frad Calçados. Esta campanha foi desenvolvida para veicular no período das datas do dia das mães e dia dos namorados. Confira como ficaram os materiais e aproveite para conhecer toda a linha da Frad Calçados.

Display para Balcão
Display para Balcão
Take One - Dia dos Namorados
Take One – Dia dos Namorados

Imagem Brasil Produções reformula identidade visual e website da Guimmy Industrial

A Imagem Brasil Produções, com sede em em São Bernardo do Campo, finalizou mais um job para a Guimmy Industrial. A agência foi a responsável por reinventar a comunicação visual da empresa e montar um novo site institucional, que foi ao ar recentemente.

A Guimmy Industrial atua no mercado desde 1991 com experiência no mercado de equipamentos hidráulicos de alta pressão. Ela se destaca como uma das mais importantes empresas desse ramo de negócio, produzindo e oferecendo uma ampla gama de produtos nacionais e importados, além de desenvolver soluções personalizadas para os segmentos industriais. Para saber mais, clique aqui e acesse a homepage da Guimmy.

Desenvolvimento de Site
Desenvolvimento de Site
Desenvolvimento de Identidade Visual
Desenvolvimento de Identidade Visual

Parcerias que funcionam.

A Imagem Brasil Produções e Bionnovation comemoram seu terceiro ano de parceria. Seu contrato foi renovado mais uma vez. Essa parceria faz com que a Bionnovation seja cada vez mais reconhecida no mercado de implantes odontologicos e biomateriais.

Desde o início de seu contrato, a agência reformulou toda a identidade da empresa e vêm dando um direcionamento uniforme a todas suas divulgações.

A Imagem Brasil Produções recebeu um novo desafio

A Resil uma das principais empresas brasileiras de produtos de combate à incêndio, solicitou à Imagem Brasil Produções uma mudança em sua forma de comunicar com seu target, que até o fim de 2012 era desenvolvida pelo próprio departamento de marketing.

Desde então a agência propôs começar com ações de endomarketing, buscando incentivar cada vez mais seus colaboradores à participar da história da empresa.

Outra etapa importante será a renovação da sua comunicação para seu target. Alterando o foco para os benefícios de seus produtos.

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