Fala verdade: quem dispensa um desconto? Adorar liquidações e condições especiais não é exclusividade de brasileiro. Nos Estados Unidos, faz parte da cultura norte-americana a aquisição de livretos cheios de cupons de desconto em grandes shoppings. Isso sem falar no “boom” que as compras coletivas causaram em todo o mundo; inclusive por aqui. Mas recentemente surgiu uma nova forma de afagar o consumidor: são os cupons digitais.
Os cupons digitais são uma nova forma de comércio eletrônico que deve se popularizar muito em breve. Algumas empresas oferecem sites em que é possível imprimir um voucher para garantir o desconto em determinado serviço ou estabelecimento. E na onda do crescimento dos smartphones entre nós, surgiram plataformas de cupons de desconto via celular.
“A dinâminca do cupom está com uma tendência de alta no Brasil e as pessoas vão começar a utilizar mais o cupom, que não é pago como no modelo de compra coletiva – que é um e-commerce, em que se paga antes”, declara Gabriel Xavier, diretor executivo da Mobo.
Com o aplicativo instalado no aparelho, é possível pesquisar cupons disponíveis em um raio de até 10 quilômetros de distância. E depois de identificar o perfil do usuário, o serviço pode até sugerir promoções ao longo do seu caminho no dia a dia.
“O usuário ao passar por um restaurante que tem o perfil dele, o aplicativo vai disparar uma notificação, um alerta, dizendo ‘aqui tem um cupom disponível para você’.”, explica Xavier.
A maior plataforma de cupons de desconto via celular no Brasil já ultrapassou a marca de 100 mil usuários em pouco mais de um ano de existência. Como dissemos no começo: ninguém resiste a um bom desconto! Mas o negócio é bem diferente das compras coletivas. Além de não pagar nada pelos cupons, o consumidor não precisa esperar que a promoção atinja determinado número de interessados para começar a valer. Se o cupom estiver disponível no aplicativo, o desconto já está valendo.
Esses cupons via celular estão disponíveis para restaurantes, bares, lojas e serviços. Em uma lanchonete, em São Paulo, o dono resolveu oferecer descontos para atrair clientes e fazer com que eles voltem mais vezes.
Nos celulares, maior plataforma do segmento já passou de 100 mil usuários.