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A importância de um bom Briefing

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Quando dentro do meio publicitário, é comum nos depararmos com alguns termos frequentemente utilizados, hoje vamos tratar de um deles, o BRIEFING.

A palavra inglesa que no português significa brifar, compreende o ato de resumir em linhas gerais as informações a serem transmitidas, geralmente para as agências de publicidade, na hora da contratação de algum serviço independente de ser campanha, job ou outro.

Ele é apresentado no formato de documento e aborda o posicionamento do cliente em relação ao objetivo daquele serviço, o diferencial a ser oferecido em seus produtos, informações sobre o público-alvo e também sobre seus concorrentes, além é claro de informações básicas como contato e diversas outras.

Ou seja, nesse documento estarão presentes todas as informações que podem ser utilizadas pela agência no trabalho, desde o processo criativo até a finalização, por isso a importância de trazer um briefing completo, ele é a base do planejamento, uma etapa importantíssima no processo publicitário, pois sem ele não se estabelece nem o objetivo do trabalho.

É uma prática comum de certas agências manterem um relacionamento contínuo com seus clientes (pela contratação de FEE mensal), mas ressaltamos que mesmo clientes antigos devem elaborar um briefing para: manter sempre na mente da agência o objetivo daquele trabalho, explicar que optaram por uma mudança de comunicação ou transmitir alguma nova informação.

Este processo é contínuo e cumulativo através de todos os estágios, quanto mais completo for o briefing maior a segurança que o trabalho atingirá seu objetivo.

Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível porém tão longo quanto necessário, e é de prática das boas agências de publicidade guardar e documentar todas as informações transmitidas pelos clientes, para que se crie assim um banco de dados sobre cada cliente.

Elaboramos uma lista de tópicos que devem estar presentes em um bom briefing:

  1. Apresente os dados básicos como: Nome da empresa, endereço, fundação, posicionamento, e outras que julgar necessário (ressaltamos que informações mais completas sobre sua empresa são sempre bem vindas);
  1. Explique um pouco sobre sua empresa: Fale um pouco da história da empresa, conceito e outras informações que são importantes para conhecimento de todos, pode ser feito em forma de história;
  1. Principais benefícios do produto/serviço: Conte para a agência o que diferencia o seu produto ou serviço dos demais, o que o torna especial, isto será de extrema importância para o desenvolvimento de uma campanha ou job bem-sucedido;
  1. Delimite seu público-alvo: Conte à agência quem é o público-alvo de interesse, conte quem será o consumidor daquele trabalho, assim todos terão mais clareza em relação a abordagem apropriada ou até mesmo utilização de outras mídias;
  1. Apresente as pesquisas de mercado já realizadas: Pesquisas como de satisfação, interesse, tamanho de mercado e diversas outras que muitas empresas realizam podem ser anexadas ou enviada à agência para que eles tenham informações mais completas;
  1. Apresente seus concorrentes: Crie uma lista de concorrentes e ressalte em cada um deles as atividades que você julga interessante, liste em tópicos o que é relevante para seu mercado. A sugestão é ser imparcial e assertivo, mesmo que seja difícil;
  1. Informe seu Budget: Diga quanto a empresa quer investir, qual é a verba destinada à novos projetos. Geralmente nesta etapa existe um medo de se perder o poder de barganha quando abrir o orçamento, porém confiança é tudo, se você não confia em seu fornecedor procure outro. Determine um valor real e que já esteja pré aprovado;
  1. Fale o conceito da campanha: Todo cliente espera algum resultado e tem um objetivo quando contrata uma agência, aqui é o espaço perfeito para colocar todas as ideias da campanha e tentar transmitir o conceito para que a agência se encarregue da melhor forma de realizar o serviço.

Diferença entre remuneração por JOB e FEE MENSAL

Fee Job

Quando falamos em remuneração no meio publicitário existem diversas opções a serem escolhidas, vamos tratar de duas mais utilizadas atualmente, o JOB e o FEE MENSAL. Você sabe a diferença entre um e outro? Então vamos lá!

Quando usamos o termo JOB em remuneração, nos referimos ao pagamento por trabalhos pontuais, ou seja cada trabalho realizado, onde o cliente remunera a agência em um valor que cobre todas as atividades envolvidas em uma ação isolada, que tem começo, meio e fim.

O valor do JOB é geralmente composto por itens como:

  • Horas de planejamento (que engloba a elaboração estratégica e posterior a avaliação de resultados);
  • Horas de atendimento e operações (que seriam o acompanhamento tático e operacional do job);
  • Criação e arte final do job.

Já quando falamos de FEE MENSAL, a remuneração é um pouco diferente, existe um acordo e contrato entre cliente e agência que define um valor a ser pago mensalmente, é como um pacote de serviços. A agência faz um levantamento do volume de ações e campanhas a serem desenvolvidas para o cliente em um determinado período de tempo.

Atualmente este é o tipo de contrato mais utilizado, pois com o plano mensal ambas as partes fecham um ciclo de comunicação mais eficaz, onde existe unidade entre elas, assim então desenvolvem uma relação mais próxima, onde a agência conhece seu cliente de maneira particular, além de conhecer também seus processos, público-alvo e gostos. O cliente por sua vez tem a praticidade de ser atendido sem a necessidade de orçamentos.

O valor a ser pago no FEE MENSAL é determinado por um cálculo baseado nos seguintes itens:

  • Horas utilizadas nas áreas de planejamento, atendimento e operações;
  • Tabela de criação (composta pelos serviços a serem feitos);
  • Volume estimado de investimentos em produção.

O ideal é que seja realizada uma reavaliação periódica do contrato, para garantir sempre que os termos em vigor sejam justos para ambas as partes, além de ser necessário que todas as informações sobre os serviços a serem realizados estejam presentes no contrato, evitando assim que agência ou o cliente sejam pegos de surpresa/desprevinidos.

Comunicação Visual da Newcorp para Congresso de Ortomolecular

Com presença garantida no XXVII Congresso Internacional de Prática Ortomolecular 2015, a Newcorp Brasil firmou parceria com a Imagem Brasil Produções, que foi responsável pela comunicação visual do Stand e seus materiais de divulgação como: Pasta Institucional e lâminas para divulgação de seus produtos.

A Newcorp é uma empresa com mais de 20 anos de experiência na área da nutrição humana, especializada na aplicação, função bioquímica e metabólica dos minerais quelatos e relacionados para a saúde humana.

 

Campanha de Dia das Mães e Dia dos Namorados

A Imagem Brasil Produções recebe a missão de desenvolver a primeira comunicação de PDV da Frad Calçados. Esta campanha foi desenvolvida para veicular no período das datas do dia das mães e dia dos namorados. Confira como ficaram os materiais e aproveite para conhecer toda a linha da Frad Calçados.

Display para Balcão
Display para Balcão
Take One - Dia dos Namorados
Take One – Dia dos Namorados

Imagem Brasil Produções reformula identidade visual e website da Guimmy Industrial

A Imagem Brasil Produções, com sede em em São Bernardo do Campo, finalizou mais um job para a Guimmy Industrial. A agência foi a responsável por reinventar a comunicação visual da empresa e montar um novo site institucional, que foi ao ar recentemente.

A Guimmy Industrial atua no mercado desde 1991 com experiência no mercado de equipamentos hidráulicos de alta pressão. Ela se destaca como uma das mais importantes empresas desse ramo de negócio, produzindo e oferecendo uma ampla gama de produtos nacionais e importados, além de desenvolver soluções personalizadas para os segmentos industriais. Para saber mais, clique aqui e acesse a homepage da Guimmy.

Desenvolvimento de Site
Desenvolvimento de Site
Desenvolvimento de Identidade Visual
Desenvolvimento de Identidade Visual

Parcerias que funcionam.

A Imagem Brasil Produções e Bionnovation comemoram seu terceiro ano de parceria. Seu contrato foi renovado mais uma vez. Essa parceria faz com que a Bionnovation seja cada vez mais reconhecida no mercado de implantes odontologicos e biomateriais.

Desde o início de seu contrato, a agência reformulou toda a identidade da empresa e vêm dando um direcionamento uniforme a todas suas divulgações.

A Imagem Brasil Produções recebeu um novo desafio

A Resil uma das principais empresas brasileiras de produtos de combate à incêndio, solicitou à Imagem Brasil Produções uma mudança em sua forma de comunicar com seu target, que até o fim de 2012 era desenvolvida pelo próprio departamento de marketing.

Desde então a agência propôs começar com ações de endomarketing, buscando incentivar cada vez mais seus colaboradores à participar da história da empresa.

Outra etapa importante será a renovação da sua comunicação para seu target. Alterando o foco para os benefícios de seus produtos.

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Mobile marketing é a bola da vez

Adeus ano velho, feliz ano novo.
2013 inicia e, aparentemente, o mercado, mesmo nesses dias de “entre-safra”, manteve-se, ao menos, levemente aquecido. Mas o que vai “rolar” em 2013? Quais as perspectivas para o marketing digital?

2012 foi o ano da afirmação das mídias sociais. Bilhões de pessoas utilizaram as redes sociais para buscar assuntos do seu interesse, se comunicar e se relacionar com amigos. Alguns estudos indicam, inclusive, que as redes são o principal meio de compartilhamento e consumo de informação.

Claro que as redes sociais vão continuar em alta em 2013, mas uma nova revolução tecnológica vem acontecendo no marketing digital. A cultura tecnológia está mudando. Ao uso do teclado e do mouse adiciona-se o toque e a voz como ferramentas de comunicação e informação.

Segundo um levantamento do banco Morgan Stanley, de um ano para cá o número de smartphones no mundo deu um salto de 42%, chegando a 1,1 bilhão.

A mobilidade vem alterando o comportamento do consumidor frente à informação e ao posicionamento das marcas.

O mobile marketing já é uma realidade nos países mais desenvolvidos. Americanos, europeus e asiáticos são os que mais se destacam nesse segmento. Em 2013, smartphones e tablets ganharão muito mais espaço no mercado, e o marketing digital vai ter que ir além dos PCs e notebooks e chegar até os celulares e tablets. Assim, as empresas deverão passar a considerar mais os equipamentos mobile para comunicação, relacionamento e marketing.

A partir de agora, pode considerar a estratégia mobile como determinante para o sucesso da sua campanha.

Fonte: Blog Emarket

Cupons digitais são a nova onda do comércio eletrônico

Fala verdade: quem dispensa um desconto? Adorar liquidações e condições especiais não é exclusividade de brasileiro. Nos Estados Unidos, faz parte da cultura norte-americana a aquisição de livretos cheios de cupons de desconto em grandes shoppings. Isso sem falar no “boom” que as compras coletivas causaram em todo o mundo; inclusive por aqui. Mas recentemente surgiu uma nova forma de afagar o consumidor: são os cupons digitais.

Os cupons digitais são uma nova forma de comércio eletrônico que deve se popularizar muito em breve. Algumas empresas oferecem sites em que é possível imprimir um voucher para garantir o desconto em determinado serviço ou estabelecimento. E na onda do crescimento dos smartphones entre nós, surgiram plataformas de cupons de desconto via celular.

“A dinâminca do cupom está com uma tendência de alta no Brasil e as pessoas vão começar a utilizar mais o cupom, que não é pago como no modelo de compra coletiva – que é um e-commerce, em que se paga antes”, declara Gabriel Xavier, diretor executivo da Mobo.

Com o aplicativo instalado no aparelho, é possível pesquisar cupons disponíveis em um raio de até 10 quilômetros de distância. E depois de identificar o perfil do usuário, o serviço pode até sugerir promoções ao longo do seu caminho no dia a dia.

“O usuário ao passar por um restaurante que tem o perfil dele, o aplicativo vai disparar uma notificação, um alerta, dizendo ‘aqui tem um cupom disponível para você’.”, explica Xavier.

A maior plataforma de cupons de desconto via celular no Brasil já ultrapassou a marca de 100 mil usuários em pouco mais de um ano de existência. Como dissemos no começo: ninguém resiste a um bom desconto! Mas o negócio é bem diferente das compras coletivas. Além de não pagar nada pelos cupons, o consumidor não precisa esperar que a promoção atinja determinado número de interessados para começar a valer. Se o cupom estiver disponível no aplicativo, o desconto já está valendo.

Esses cupons via celular estão disponíveis para restaurantes, bares, lojas e serviços. Em uma lanchonete, em São Paulo, o dono resolveu oferecer descontos para atrair clientes e fazer com que eles voltem mais vezes.

Nos celulares, maior plataforma do segmento já passou de 100 mil usuários.

Fonte: Olhar Digital

Os “7 pecados digitais”

Julgar o comportamento alheio na internet é subjetivo, afinal, cada um age como lhe convém. Mesmo assim há quem tente transformar os hábitos digitais em cartilhas.

Esta é a missão dos “7 pecados digitais”, infográfico criado pela NBCUniversal e Integrated Media e publicado nesta sexta-feira, 26, no DesignTaxi.

Na ordem, os principais pecados são: passar horas fuçando perfis alheios, compartilhar conteúdo sexual, criticar excessivamente as publicações dos outros, perseguir alguém na internet, praticar narcisismo online, realizar compras enquanto bêbado e exagerar na publicação de informações pessoais.

E aí, se identificou com algum deles?

 

Fonte: Olhar Digital

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