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A importância de um bom Briefing

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Quando dentro do meio publicitário, é comum nos depararmos com alguns termos frequentemente utilizados, hoje vamos tratar de um deles, o BRIEFING.

A palavra inglesa que no português significa brifar, compreende o ato de resumir em linhas gerais as informações a serem transmitidas, geralmente para as agências de publicidade, na hora da contratação de algum serviço independente de ser campanha, job ou outro.

Ele é apresentado no formato de documento e aborda o posicionamento do cliente em relação ao objetivo daquele serviço, o diferencial a ser oferecido em seus produtos, informações sobre o público-alvo e também sobre seus concorrentes, além é claro de informações básicas como contato e diversas outras.

Ou seja, nesse documento estarão presentes todas as informações que podem ser utilizadas pela agência no trabalho, desde o processo criativo até a finalização, por isso a importância de trazer um briefing completo, ele é a base do planejamento, uma etapa importantíssima no processo publicitário, pois sem ele não se estabelece nem o objetivo do trabalho.

É uma prática comum de certas agências manterem um relacionamento contínuo com seus clientes (pela contratação de FEE mensal), mas ressaltamos que mesmo clientes antigos devem elaborar um briefing para: manter sempre na mente da agência o objetivo daquele trabalho, explicar que optaram por uma mudança de comunicação ou transmitir alguma nova informação.

Este processo é contínuo e cumulativo através de todos os estágios, quanto mais completo for o briefing maior a segurança que o trabalho atingirá seu objetivo.

Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível porém tão longo quanto necessário, e é de prática das boas agências de publicidade guardar e documentar todas as informações transmitidas pelos clientes, para que se crie assim um banco de dados sobre cada cliente.

Elaboramos uma lista de tópicos que devem estar presentes em um bom briefing:

  1. Apresente os dados básicos como: Nome da empresa, endereço, fundação, posicionamento, e outras que julgar necessário (ressaltamos que informações mais completas sobre sua empresa são sempre bem vindas);
  1. Explique um pouco sobre sua empresa: Fale um pouco da história da empresa, conceito e outras informações que são importantes para conhecimento de todos, pode ser feito em forma de história;
  1. Principais benefícios do produto/serviço: Conte para a agência o que diferencia o seu produto ou serviço dos demais, o que o torna especial, isto será de extrema importância para o desenvolvimento de uma campanha ou job bem-sucedido;
  1. Delimite seu público-alvo: Conte à agência quem é o público-alvo de interesse, conte quem será o consumidor daquele trabalho, assim todos terão mais clareza em relação a abordagem apropriada ou até mesmo utilização de outras mídias;
  1. Apresente as pesquisas de mercado já realizadas: Pesquisas como de satisfação, interesse, tamanho de mercado e diversas outras que muitas empresas realizam podem ser anexadas ou enviada à agência para que eles tenham informações mais completas;
  1. Apresente seus concorrentes: Crie uma lista de concorrentes e ressalte em cada um deles as atividades que você julga interessante, liste em tópicos o que é relevante para seu mercado. A sugestão é ser imparcial e assertivo, mesmo que seja difícil;
  1. Informe seu Budget: Diga quanto a empresa quer investir, qual é a verba destinada à novos projetos. Geralmente nesta etapa existe um medo de se perder o poder de barganha quando abrir o orçamento, porém confiança é tudo, se você não confia em seu fornecedor procure outro. Determine um valor real e que já esteja pré aprovado;
  1. Fale o conceito da campanha: Todo cliente espera algum resultado e tem um objetivo quando contrata uma agência, aqui é o espaço perfeito para colocar todas as ideias da campanha e tentar transmitir o conceito para que a agência se encarregue da melhor forma de realizar o serviço.

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